Alexandre Lourenço
Presidente da APAH

Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares desde junho de 2016.

 

Administrador Hospitalar no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e aluno de Doutoramento da NOVA School of Business & Economics (Nova SBE).

Membro do Executive Committee e do Scientific Subcommittee da European Association of Hospital Managers.

É membro do Nova SBE Health Economics and Management Knowledge Center e é prelector convidado nos programas de formação de executivos na área de gestão em saúde da Católica Lisbon School of Business & Economics e da Nova SBE.


Desde 2014, coopera como consultor externo com a Organização Mundial de Saúde, prestando apoio técnico a vários Países nas áreas de financiamento e fortalecimento dos sistemas de saúde. É membro do European Technical Advisory Group on Tuberculosis Control da OMS. 


Exerceu funções na Comissão Nacional da Luta Contra a SIDA, no Alto Comissariado da Saúde, no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, de Diretor Coordenador de Financiamento e Contratualização e de Vogal do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, tendo como responsabilidades a gestão do acesso, contratualização e financiamento do SNS, e relações internacionais. 

 

Participou em grupos de trabalho, programas de formação e na elaboração de documentos técnicos em organizações internacionais como a Comissão Europeia, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Fundo Global de luta contra a SIDA, Tuberculose e Malária (TGF), a Organização Internacional do Trabalho (OIT), e a OMS.

Autor e coautor de documentos técnicos, capítulos de livro, artigos científicos e comunicações nacionais e internacionais variadas.

logo.png