António Tavares
Provedor da SCMP
  • LinkedIn - Círculo Branco

António Manuel Lopes Tavares é licenciado em Direito, doutorado em Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais, professor universitário, investigador e auditor de defesa nacional. A sua tese de doutoramento, publicada pela Almedina, foi sobre “A Coabitação Política em Portugal na Vigência da Constituição de 1976”, com prefácio do professor Paulo Rangel.
 

Entre 1985 e 1991 foi deputado pelo PSD à Assembleia da República, onde integrou as comissões parlamentares de defesa nacional, juventude, economia, finanças e plano, tendo ainda representado Portugal na Assembleia Parlamentar da União da Europa Ocidental.

Tem desempenhado vários cargos de responsabilidade pública, como membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social, presidente do TecParques de Ciência e Tecnologia, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Auditores da Defesa Nacional, presidente do Clube Via Norte, membro da Comissão de Revisão do Conceito Estratégico Nacional, e administrador em várias empresas privadas.

Nos últimos anos tem-se dedicado de forma particularmente intensa à economia social, nomeadamente como Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, instituição que modernizou e dinamizou em todas as áreas da sua intervenção, com particular relevo na saúde hospitalar, na formação e ensino, e na assistência social.

Tem sido agraciado com diversos prémios, condecorações e homenagens, relevando, em 1982, o Prémio Adelino Amaro da Costa com o tema “Partidos políticos e administração autárquica”.

logo.png