Eurico Castro Alves
Presidente da Comissão Organizadora da Convenção Nacional da Saúde
  • LinkedIn - Círculo Branco

Licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

É médico com especialidade em Cirurgia Geral, pertencente ao Quadro Médico do Centro Hospitalar do Porto.

Completou a sua formação em Cirurgia Geral na Southern Ilinois University Medical School e no Cook County Hospital of Chicago, em Ilinois, nos EUA. Instrutor ATLS, Advanced Trauma Life Support pelo Comité de Trauma do Estado de Illinois.

 

É pós-graduado com competência em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa e Ordem dos Médicos e em Liderança e Networking pela Universidade Nova de Lisboa. Fez o Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (PADIS) da AESE Business School e o Program Advanced Management pelo Instituto de Estudos Superiores, Financeiros e Fiscais do Porto.

É Auditor de Defesa Nacional pelo Instituto da Defesa Nacional.

Publicou e coordenou diversos trabalhos na área da Cirurgia Geral, regulação e qualidade em saúde.

Professor de Cirurgia no Mestrado Integrado de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), docente convidado e coordenador de pós-graduações na área da Saúde (atividade suspensa).

De 2005 a 2012 foi vogal do Conselho Diretivo da Entidade Reguladora da Saúde, onde criou o SINAS (Sistema Nacional de Avaliação em Saúde) e o Serviço de Reclamações.

Em 2007 foi nomeado pelo Ministro da Saúde para o Conselho Consultivo da Comissão Nacional para o Desenvolvimento da Cirurgia de Ambulatório (CNADCA).

Entre setembro de 2012 e outubro de 2015 foi presidente do Conselho Diretivo do Infarmed, Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos da Saúde, I.P., período em que se destaca a criação do SiNATS (Sistema Nacional de Avaliação de Tecnologias de Saúde) e do Farmed (Fórum das Agências Reguladoras dos Países do Espaço Lusófono).

Foi mentor do Grupo Europeu de Combate à Contrafação de Medicamentos (WGEO) e integrou o Grupo dos Chefes das Agências do Medicamento no Espaço Económico Europeu.

logo.png