Henrique Barros
Presidente do ISPUP

Licenciou-se em Medicina em 1981 e é docente da Faculdade de Medicina do Porto (FMUP) desde 1979.

Em 1988-89 foi investigador no departamento de Medicina Interna do Hospital Universitário de Lund. Em 1991 adquiriu o título de assistente hospitalar de Gastrenterologia e doutorou-se com uma investigação epidemiológica sobre hepatites víricas.

É Professor Catedrático de Epidemiologia desde 1999. Trabalhou na criação dos mestrados de Saúde Pública (que coordena), Epidemiologia, Educação para a Saúde e Sociologia e Saúde, bem como dos programas de doutoramento em Saúde Publica da Universidade do Porto e em Saúde Pública Global – um programa académico baseado no ensino e investigação de quatro escolas portuguesas, financiado pela FCT, que dirige. Tem desenvolvido trabalho de investigação em projetos nacionais e internacionais, em áreas como a epidemiologia clínica e perinatal, as doenças cardiovasculares, infeciosas e o cancro, que resultou em mais de 200 publicações científicas internacionais.

É diretor da revista Arquivos de Medicina, membro do conselho editorial do European Journal of Epidemiology. Foi membro do Conselho Científico para as Ciências da Saúde da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2004-12). Foi Coordenador Nacional para a Infeção VIH/ Sida (2005-11) e Presidente da Associação Portuguesa de Epidemiologia (2013-15).

Atualmente é o Presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, membro da comissão executiva da Comissão de Ética para a Investigação Clínica e do comité científico da Science Europe (MED) desde 2013. Integra a direção da IEA – International Epidemiological Association como presidente-eleito no triénio 2014-2017.

logo.png