Manuel Lapão
Diretor da Cooperação da CPLP
  • LinkedIn - Círculo Branco

Mestre em Desenvolvimento Social e Económico em África, pelo ISCTE, em 1996 e Licenciado em Ciências do Desenvolvimento e Cooperação, pela Universidade Moderna, em 1993. Auditor da Defesa Nacional, pelo Instituto da Defesa Nacional, em 2005.

Trabalhou entre 1993 a 1996, como Técnico superior da Direção Multilateral do Instituto da Cooperação Portuguesa do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Entre 1993 e 2004 foi professor na Universidade Moderna de Lisboa na Licenciaturas de Cooperação e Estudos Europeus, lecionando cadeiras ligadas ao tema do Desenvolvimento e Economia Internacional.
 

De 1996 a 2007, trabalhou na empresa de consultadoria internacional Sociedade Nacional de Empreendimentos e Desenvolvimento Económico, onde chegou a Diretor, tendo coordenado mais de 20 projetos em todos os PALOP.

 

De 2005 até à data é formador do Instituto Nacional de Administração (INA) no Diploma de Especialização em Cooperação e Desenvolvimento (DECODE), ministrando temas ligados à temática da boa governança e quadro internacional e nacional de ajudas ao desenvolvimento.

 

Geriu, entre 2005 e 2008, no INA, a componente de assistência técnico pedagógica do Projecto da Comissão Europeia e Cooperação Portuguesa “Consolidação das Capacidades da Administração Pública”. Desde Novembro de 2007 que é Director para a Cooperação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

logo.png